-
Manutenção - Procure sempre locais com boas referências
para fazer a manutenção do seu veículo ou o faça com o
seu mecânico de confiança.
- Lubrificantes – procure trocar o óleo
do motor do seu carro sempre dentro do prazo estipulado
pelo manual do proprietário, respeite a especificação
indicada e verifique periodicamente o nível do lubrificante.
O momento ideal para fazer a verificação é com o motor
frio e com o veículo numa superfície plana. Se você identificar
que o nível está muito abaixo do recomentado, providencie
a troca e peça para o mecânico verificar se não há vazamento
ou qualquer outro problema que justifique o nível abaixo
do normal. Evite aquela paradinha para abastecer no postos
de combustível para verificar o óleo, pois o seu motor
está quente e o óleo que estava circulando pelas partes
altas do motor demora para escoar até o Cárter.
- Filtro de Óleo – procure trocar o filtro
de óleo a cada troca, pois ele armazena óleo queimado
contaminando o óleo novo que é colocado no motor.
-
Filtro de ar – deve ser verificado a cada troca
de óleo e trocado sempre que estiver muito sujo.
-
Filtro de cabine – é o chamado filtro do ar condicionado,
deve ser verificado periodicamente e trocado quando estiver
sujo. Também é recomendado que se faça uma higienização
do sistema periodicamente, evitando a contaminação proveniente
de fungos e bactérias.
- Correias – dentada, do alternador e
do ar condicionado, cada uma delas é de um tamanho, de
tipos diferentes e movem partes diferentes, mas requerem
os mesmos cuidados e podem nos deixar na mão se forem
negligenciadas. Verifique periodicamente seu estado, pois
ressecam com a ação do tempo, e devem ser trocadas ao
menos sinal de fadiga.
- Fluidos – Vários compartimentos no
cofre do motor (sob o caput) são preenchidos com fluidos,
cada um com uma função. A verificação do nível deve ser
periódica afim de manter seus sistemas em perfeito funcionamento.
O fluido de freio é responsável direto pelo funcionamento
do sistema de freio, deve estar sempre no nível e deve
ser trocado de acordo com o que determina o manual do
proprietário seguindo sua especificação. O fluido de freio
se contamina com a umidade, e pode perder eficiência.
Este nunca deve ser completado sempre ser todo trocado.
O fluido da direção hidráulica é responsável pelo bom
funcionamento do sistema de direção, que neste caso é
mais leve do que as direções com sistema mecânico, verifique
periodicamente e respeite os períodos de troca de acordo
com o que recomenda o manual do proprietário do carro,
além de respeitar as especificações indicadas. O fluido
de arrefecimento é responsável pelo resfriamento do motor,
circula pelo radiador e pelos dutos que há na parte externa
dos motores, devem estar sempre no nível . Geralmente
utiliza-se uma mistura de água e aditivo regulador de
temperatura, que aumenta o ponto de ebulição da água.
Procure no manual do proprietário a especificação do aditivo,
ou procure orientação de profissionais.
- Paletas – as paletas dos limpadores
de para-brisa, apesar de não parecer, são itens de segurança
no veículo. Mas por não ser utilizado com a mesma freqüência
dos outros itens, em muitos casos acabam passando despercebidas
não hora de uma revisão, e a necessidade de troca geralmente
é conhecido no momento que mais precisamos dela, sob uma
forte chuva. Verifique rachaduras, utilize produtos específicos
junto a água do lavador de parabrisas e uma vez por semana,
faça uso das paletas e do lavador.
- Pneus – a manutenção dos pneus começa
pela calibragem, você pode aumentar a vida útil do seu
pneu mantendo a calibragem correta recomendada pelo manual
do proprietário, verifique a calibragem dos pneus uma
vez por semana. Alinhamento e balanceamento também são
recomendados periodicamente, a cada 10.000km. Lembrando
que o bom estado da suspensão é primordial para que os
pneus tenham vida longa.
- Combustíveis – procure abastecer em
postos de confiança, a qualidade do combustível utilizado
está diretamente ligado ao bom funcionamento do motor,
desempenho e economia.
-
Flex – é recomendado que ao abastecer com combustível
diferente do que está no tanque de combustível, ligue
o carro e deixe-o 5 minutos em ponto morto, isso para
que tempo de o combustível com a nova proporção (mistura)
chegue aos bicos injetores, seja queimado e seus gases
passem pela sonda, que identifica a mistura e regula automaticamente
o mapeamento da ignição. Esse procedimento propicia que
o motor tenha melhor rendimento e maior economia.
- Freios – verifique as pastilhas, discos,
tambor e lonas, de acordo com o sistema do seu carro.
Consulte o manual do proprietário para saber de quanto
em quanto tempo essa verificação deve ser feita. Não se
esqueça do fluido, que já falamos aqui!!
- Suspensão – Amortecedores, molas, batentes,
buchas, balanças, o sistema de suspensão possui muitos
componentes, fazendo a manutenção preventiva do sistema
evita-se a troca prematura dos componentes mais caros.
Verifique periodicamente o estado dos componentes, mantenha
a sua segurança e evite gastos fora de hora.
- Iluminação – também é item de segurança,
verificado nas vistorias de licenciamento. Faça periodicamente
uma inspeção em todas as lâmpadas, que podem garantir
sua segurança no transito e nas estradas.
- 4x4 – hoje em dia, vários veículos
tem tração na quatro rodas, e muito diferente do que se
imagina, a tração 4x4 pode ser muito útil mesmo para quem
não encara as trilhas ou as estradas de terra. A tração
4x4 pode ser utilizada em dias de chuva forte, melhorando
a dirigibilidade dando mais segurança nesse tipo de piso.
Devemos lembrar que os carros que não tem tração 4x4 integral,
devem fazer uso da tração 4x4 somente em situações onde
realmente houver necessidade, pois a utilização do sistema
por período prolongado em piso seco e com boa aderência,
pode causar desgaste prematuro de alguns itens do sistema.