Dicas de Manutenção

- Manutenção - Procure sempre locais com boas referências para fazer a manutenção do seu veículo ou o faça com o seu mecânico de confiança.

- Lubrificantes – procure trocar o óleo do motor do seu carro sempre dentro do prazo estipulado pelo manual do proprietário, respeite a especificação indicada e verifique periodicamente o nível do lubrificante. O momento ideal para fazer a verificação é com o motor frio e com o veículo numa superfície plana. Se você identificar que o nível está muito abaixo do recomentado, providencie a troca e peça para o mecânico verificar se não há vazamento ou qualquer outro problema que justifique o nível abaixo do normal. Evite aquela paradinha para abastecer no postos de combustível para verificar o óleo, pois o seu motor está quente e o óleo que estava circulando pelas partes altas do motor demora para escoar até o Cárter.

- Filtro de Óleo – procure trocar o filtro de óleo a cada troca, pois ele armazena óleo queimado contaminando o óleo novo que é colocado no motor.

- Filtro de ar – deve ser verificado a cada troca de óleo e trocado sempre que estiver muito sujo.

- Filtro de cabine – é o chamado filtro do ar condicionado, deve ser verificado periodicamente e trocado quando estiver sujo. Também é recomendado que se faça uma higienização do sistema periodicamente, evitando a contaminação proveniente de fungos e bactérias.

- Correias – dentada, do alternador e do ar condicionado, cada uma delas é de um tamanho, de tipos diferentes e movem partes diferentes, mas requerem os mesmos cuidados e podem nos deixar na mão se forem negligenciadas. Verifique periodicamente seu estado, pois ressecam com a ação do tempo, e devem ser trocadas ao menos sinal de fadiga.

- Fluidos – Vários compartimentos no cofre do motor (sob o caput) são preenchidos com fluidos, cada um com uma função. A verificação do nível deve ser periódica afim de manter seus sistemas em perfeito funcionamento. O fluido de freio é responsável direto pelo funcionamento do sistema de freio, deve estar sempre no nível e deve ser trocado de acordo com o que determina o manual do proprietário seguindo sua especificação. O fluido de freio se contamina com a umidade, e pode perder eficiência. Este nunca deve ser completado sempre ser todo trocado. O fluido da direção hidráulica é responsável pelo bom funcionamento do sistema de direção, que neste caso é mais leve do que as direções com sistema mecânico, verifique periodicamente e respeite os períodos de troca de acordo com o que recomenda o manual do proprietário do carro, além de respeitar as especificações indicadas. O fluido de arrefecimento é responsável pelo resfriamento do motor, circula pelo radiador e pelos dutos que há na parte externa dos motores, devem estar sempre no nível . Geralmente utiliza-se uma mistura de água e aditivo regulador de temperatura, que aumenta o ponto de ebulição da água. Procure no manual do proprietário a especificação do aditivo, ou procure orientação de profissionais.

- Paletas – as paletas dos limpadores de para-brisa, apesar de não parecer, são itens de segurança no veículo. Mas por não ser utilizado com a mesma freqüência dos outros itens, em muitos casos acabam passando despercebidas não hora de uma revisão, e a necessidade de troca geralmente é conhecido no momento que mais precisamos dela, sob uma forte chuva. Verifique rachaduras, utilize produtos específicos junto a água do lavador de parabrisas e uma vez por semana, faça uso das paletas e do lavador.

- Pneus – a manutenção dos pneus começa pela calibragem, você pode aumentar a vida útil do seu pneu mantendo a calibragem correta recomendada pelo manual do proprietário, verifique a calibragem dos pneus uma vez por semana. Alinhamento e balanceamento também são recomendados periodicamente, a cada 10.000km. Lembrando que o bom estado da suspensão é primordial para que os pneus tenham vida longa.

- Combustíveis – procure abastecer em postos de confiança, a qualidade do combustível utilizado está diretamente ligado ao bom funcionamento do motor, desempenho e economia.

- Flex – é recomendado que ao abastecer com combustível diferente do que está no tanque de combustível, ligue o carro e deixe-o 5 minutos em ponto morto, isso para que tempo de o combustível com a nova proporção (mistura) chegue aos bicos injetores, seja queimado e seus gases passem pela sonda, que identifica a mistura e regula automaticamente o mapeamento da ignição. Esse procedimento propicia que o motor tenha melhor rendimento e maior economia.

- Freios – verifique as pastilhas, discos, tambor e lonas, de acordo com o sistema do seu carro. Consulte o manual do proprietário para saber de quanto em quanto tempo essa verificação deve ser feita. Não se esqueça do fluido, que já falamos aqui!!

- Suspensão – Amortecedores, molas, batentes, buchas, balanças, o sistema de suspensão possui muitos componentes, fazendo a manutenção preventiva do sistema evita-se a troca prematura dos componentes mais caros. Verifique periodicamente o estado dos componentes, mantenha a sua segurança e evite gastos fora de hora.

- Iluminação – também é item de segurança, verificado nas vistorias de licenciamento. Faça periodicamente uma inspeção em todas as lâmpadas, que podem garantir sua segurança no transito e nas estradas.

- 4x4 – hoje em dia, vários veículos tem tração na quatro rodas, e muito diferente do que se imagina, a tração 4x4 pode ser muito útil mesmo para quem não encara as trilhas ou as estradas de terra. A tração 4x4 pode ser utilizada em dias de chuva forte, melhorando a dirigibilidade dando mais segurança nesse tipo de piso. Devemos lembrar que os carros que não tem tração 4x4 integral, devem fazer uso da tração 4x4 somente em situações onde realmente houver necessidade, pois a utilização do sistema por período prolongado em piso seco e com boa aderência, pode causar desgaste prematuro de alguns itens do sistema.